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Passageiros começam a rejeitar Fokkers 100

Por Agencia Estado
Atualização:

Os recentes acidentes envolvendo Fokkers 100 deixaram os passageiros preocupados e alguns já se recusam a voar nesses aviões. No dia 30, o mesmo em que dois Fokkers da TAM apresentaram problemas nos vôos, a operadora de viagens GG Turismo, de Volta Redonda, no Rio, anunciava que um Fokker fora fretado para levar uma comitiva de 79 empresários do Clube de Diretores Lojistas local a um congresso em Fortaleza. Resultado: tiveram 24 horas para providenciar a troca do avião. Os passageiros concordaram em pegar um vôo de linha da Varig, num MD 11, com escala em Natal, apesar de a viagem ser uma hora mais longa. "Tivemos de nos empenhar muito para alocar tanta gente em um mesmo vôo, mas eles disseram que não iriam no Fokker 100", conta a diretora da agência, Patrícia Leal. Outro problema recente, de acordo com ela, foi a recusa de um passageiro a entrar em um Fokker, no momento do embarque. "Foi preciso todo o grupo conversar com ele para convencê-lo." O fato é que muitos já temiam o modelo desde a tragédia de 1996, quando 99 pessoas morreram na queda do vôo 402 da TAM. As estatísticas do site especializado em segurança aeronáutica AirSafe.com mostram, porém, que o avião não é particularmente perigoso. O Fokker 100 registra 0,33 acidentes fatais por milhão de decolagens, ante 0,84 de um MD 11, por exemplo.

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