Para Lula, Serra não se candidata em 2012, diz Tatto

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não acredita que o ex-governador José Serra será o candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo em 2012. A informação é do deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP), que na tarde de hoje reuniu-se com o ex-presidente na sede do Instituto Lula, na capital paulista. Segundo Tatto, Lula disse no encontro não crer que o tucano voltará ao comando da cidade após tê-la deixado em 2006 para disputar o governo do Estado. "Ele acha que o Serra não vai ser candidato", frisou. "O Serra não ficou nem na Prefeitura de São Paulo nem no governo estadual. Ele vai voltar tudo de novo?", questionou o parlamentar.

GUSTAVO URIBE, Agência Estado

22 de agosto de 2011 | 18h31

Segundo Tatto, Lula defendeu também a formação de um arco de alianças que fortaleça o palanque eletrônico da sigla em 2012. Além das legendas tradicionais, aliados históricos na capital paulista (PCdoB, PDT, PSB e PR), o ex-presidente teria citado o PMDB, numa tentativa de reproduzir a coalizão que elegeu Dilma Rousseff para a Presidência. "Ele trabalha com o arco de alianças do governo federal", afirmou. "No caso do PMDB é um esforço no sentido de ampliar (as alianças) para o primeiro turno, e o que não for possível, garantir para estar junto no segundo turno".

O deputado federal disse que na visão de Lula, para atingir a maioria dos votos válidos, o PT precisará de um "discurso novo" e de "propostas inovadoras". Ele salientou que em São Paulo o PT já tem um patamar histórico de 30% dos votos válidos. O ex-presidente também teria reconhecido a hipótese de realização de prévias para a escolha do nome petista para a disputa e teria dito que apoiará o candidato independente de quem fosse escolhido. "Não importa quem for o candidato, Lula vai entrar de cabeça para o PT retomar a cidade de São Paulo".

Tudo o que sabemos sobre:
eleiçõesprefeituraSerraLula

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.