PUBLICIDADE

Papa Francisco envia mensagem de pesar a Bolsonaro pela morte da mãe

Mensagem foi lida por representante do Vaticano no País durante a missa de sétimo dia de Olinda Bolsonaro

Foto do author Eduardo Gayer
Por Eduardo Gayer
Atualização:

O Papa Francisco enviou uma mensagem de pesar ao presidente Jair Bolsonaro pela morte da mãe do chefe do Executivo, ocorrida na última sexta-feira.

A carta de Francisco foi lida pelo monsenhor Joseph Antony Puthenpurayil, representante do núncio apostólico, durante a missa de sétimo dia de falecimento de Olinda Bolsonaro. A cerimônia religiosa ocorreu nesta manhã na Catedral Militar Rainha da Paz, em Brasília. 

Mensagem foi lida por representante do Vaticano no País durante a missa de sétimo dia de Olinda Bolsonaro. Foto: Andrew Medichini/AP

PUBLICIDADE

 

"Com pesar, acabo de receber a notícia da morte de sua venerada mãe, que deixou belo testemunho cristão tanto no desempenho da sua missão familiar como na solícita colaboração prestada à vida eclesial", afirmou o líder da Igreja Católica, em nota. "Apresento à vossa excelência e inteira família enlutada minhas sentidas condolências, invocando sobre todos o conforto do Altíssimo, enquanto imploro a Cristo Redentor para alma da sua serva Olinda a paz e a felicidade prometidas aos seus fiéis discípulos", acrescentou.

Bolsonaro fez a primeira leitura da missa, mas não discursou nem conversou com a imprensa. Ele estava acompanhado da primeira–dama Michelle, do filho Carlos e de ministros como Paulo Guedes (Economia), Ciro Nogueira (Casa Civil), Flávia Arruda (Secretaria de governo), Fábio Faria (Comunicações), Braga Netto (Defesa), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-geral da Presidência). 

Considerado um grupo católico ultraconservador, os Arautos do Evangelho organizam o coral da cerimônia religiosa.

Durante o sermão, o arcebispo militar Dom Fernando Guimarães, que presidiu a missa, afirmou que Bolsonaro deu "testemunho público de sua fé cristã" com o falecimento de sua mãe. "Manifestou visão de que sua mãe, mãe de família, mulher, trabalhadora, cidadã brasileira, cumpriu uma missão", disse o sacerdote.

Em razão da missa de sétimo dia, o presidente teve de cancelar sua participação na cúpula do Fórum para o Progresso e Desenvolvimento da América do Sul (Prosul), que acontece hoje em Cartagena, Colômbia. O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) foi escalado para representar o Brasil no encontro.

Publicidade

Confira a nota na íntegra:

Mensagem foi lida por representante do Vaticano no País durante a missa de sétimo dia de Olinda Bolsonaro. Foto: Eduardo Gayer
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.