Paes tem a preferência de 47% dos eleitores, diz Ibope

O prefeito do Rio Eduardo Paes (PMDB) seria reeleito se a eleição municipal ocorresse hoje, segundo nova pesquisa realizada pelo Ibope, encomendada pela TV Globo, e divulgada nesta quinta. Paes tem a preferência de 47% dos 805 eleitores consultados entre 13 e 15 de agosto. Na pesquisa anterior, que ouviu o mesmo número de pessoas entre 31 de julho e 2 de agosto, ele tinha 49%. A variação ocorreu dentro da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais.

FÁBIO GRELLET, Agência Estado

16 de agosto de 2012 | 21h10

O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) está em segundo, com 12% dos votos. Ele tinha 8% na pesquisa anterior. Rodrigo Maia (DEM) tem 5% e Otavio Leite (PSDB), 3%. Ambos mantiveram os índices da pesquisa anterior. Cyro Garcia (PSTU) cresceu um ponto porcentual em relação à pesquisa anterior e tem 2%. Aspásia Camargo (PV)e Fernando Siqueira (PPL) estão empatados com 1%. Ela perdeu um ponto porcentual, enquanto ele manteve o índice. Antonio Carlos (PCO) não recebeu citações, como na pesquisa anterior.

Os votos brancos ou nulos somariam 15% (antes eram 17%), e outros 15% afirmaram não saber em quem vão votar ou não quiseram responder (na pesquisa anterior eram 14%). A soma de todos os índices corresponde a 101%, segundo o Ibope, porque os números sofrem arredondamento automático pelo sistema.

Também foi perguntado aos eleitores em quem eles não votariam. Rodrigo Maia foi o mais citado, com 32%; Paes tem 23%; Aspásia e Cyro, 14%; 12% não votariam em Otavio Leite. A rejeição de Antonio Carlos é de 10% e de Fernando Siqueira e de Freixo atinge 8%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) sob o número 00043/2012.

Tudo o que sabemos sobre:
eleições 2012IbopeRio

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.