Ed Ferreira/AE
Ed Ferreira/AE

Novo embaixador dos EUA apresenta credenciais a Lula

Thomas Shannon foi indicado por Barack Obama, mas teve de esperar meses pela aprovação do Senado dos EUA

estadao.com.br,

04 Fevereiro 2010 | 11h53

O novo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, estará nesta quinta-feira, 4, no Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília, onde vai apresentar suas credenciais ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além de Shannon, Lula recebe também as credenciais dos novos embaixadores da França, El Salvador e Malásia.

 

Veja também:

link Após revisão do preço, Planalto já teria decidido por caça francês

 

Ex-subsecretário do Departamento de Estado para as Américas, Shannon foi indicado pelo presidente Barack Obama em maio de 2009 para substituir Clifford M. Sobel. No entanto, seu nome demorou meses para ser aprovado pelo Senado norte-americano, porque a oposição republicana bloqueou a votação, sob alegação de que ele se posicionava de forma benevolente em relação a países como a Venezuela. Após demoradas articulações, a sua aprovação ocorreu no dia 24 de dezembro.

 

Como embaixador, Shannon terá o desafio de estimular uma relação bilateral arranhada pela aproximação do Brasil ao Irã e por anos de cooperação morna. Uma de suas vantagens pessoais é seu domínio do português. Além disso, tem uma carreira acadêmica consolidada - com mestrado e doutorado na Universidade de Oxford.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.