Nova pesquisa traz empate entre Dilma e Ciro; Serra lidera

Pré-candidata do PT se estabiliza depois de crescimento expressivo nos últimos levantamentos

REUTERS

15 de agosto de 2009 | 17h58

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), continua a liderar a preferência dos eleitores na disputa pela Presidência da República em 2010, de acordo com pesquisa Datafolha publicada na edição de domingo, 16, do jornal Folha de S.Paulo.

 

Veja Também

linkEm ato do MST, Marina vive dia de pré-candidata

linkAlckmin: candidatura de Ciro em SP é 'tema da oposição'

 

No cenário com Dilma Rousseff (PT), Ciro Gomes (PSB), Heloisa Helena (PSOL) e Marina Silva (PT), Serra aparece com 37% das intenções de voto, seguido por Dilma e Ciro, tecnicamente empatados com, respectivamente 16% e 15%.

 

Uma das novidades da pesquisa, na comparação com levantamentos anteriores, é a estabilização de Dilma, que pela primeira vez desde que apareceu como pré-candidata do PT não avançou na intenção de votos. Serra, por sua vez, teve um pequeno recuo - de 1 ponto porcentual.

 

A pesquisa Datafolha ouviu 4.100 pessoas entre os dias 11 e 13 de agosto, em 171 municípios.

 

No mesmo cenário, Heloísa Helena aparece com 12%, seguida por Marina Silva, com 3% das intenções de voto. Está é a primeira vez que a senadora petista é citada nas pesquisa. Ela estuda convite para mudar de legenda e disputar a sucessão presidencial pelo PV.

 

Caso Ciro não concorra, Serra vai a 44% das intenções, e Dilma fica em segunda, com 19%.

 

Num cenário com Aécio como candidato do PSDB e sem Marina, Dilma sobe tem os mesmos 19%, mas perde para Ciro, que vai a 23%. Aécio fica atrás de Heloísa Helena (17%), com 16% das intenções.

 

Ainda com Aécio como candidato tucano, mas sem Ciro, Dilma e Heloísa empatam com 24%. Aécio perderia o pleito, com 20% dos votos.

Tudo o que sabemos sobre:
Eleições2010

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.