PUBLICIDADE

Nova leva de secretários de Alckmin inclui Saulo de Castro nos Transportes

Jurandir Fernandes irá para Transportes Metropolitanos e Guilherme Afif Domingos para Desenvolvimento

PUBLICIDADE

Por Gustavo Uribe e da Agência Estado
Atualização:

SÃO PAULO - O governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin, iniciou nesta quinta-feira, 2, o anúncio de nomes que fazem parte de seu círculo de aliados para seu secretariado. Em coletiva à imprensa nesta tarde, Alckmin confirmou os nomes do ex-secretário de Segurança Pública Saulo de Castro Abreu Filho para a pasta de Transportes; do ex-deputado Jurandir Fernandes para Transportes Metropolitanos; e do vice-governador eleito, Guilherme Afif Domingos, para Desenvolvimento. Com a exceção de Afif, os dois novos nomes podem ser considerados "escudeiros" de Alckmin, tendo sido fiéis ao governador nas campanhas que ele disputou e perdeu em 2006 e 2008.

 

Veja Também

PUBLICIDADE

 

Num rápido pronunciamento nesta tarde, o governador eleito informou que a Secretaria de Ensino Superior será extinta em seu novo governo. As atribuições da pasta serão transferidas, a partir de 1º de janeiro, para o Desenvolvimento, que ficará responsável pela gestão da Fapesp e das três universidades públicas do Estado de São Paulo (USP, Unicamp e Unesp). Ainda na esfera da secretaria, Alckmin anunciou a criação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Será a primeira instituição de ensino superior à distância em São Paulo. O governador eleito ressaltou que a Univesp aumentará o número de vagas de ensino superior e também oferecerá cursos profissionalizantes e de formação de professores.

 

Alckmin reafirmou que criará a Secretaria de Gestão e Desenvolvimento Metropolitano, que teria como foco planejar iniciativas para as principais regiões metropolitanas do Estado. Ele destacou que a nova pasta não esbarrará na atuação de outras pastas. "O objeto dessa secretaria é apenas articular projetos para as regiões metropolitanas", afirmou. Segundo o governador eleito, a nova secretaria contará com recursos do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano e terá ajuda dos Conselhos de Desenvolvimento Regional.

 

Durante o anúncio, o governador eleito surpreendeu os presentes, ao escalar Saulo de Castro para a secretaria dos Transportes. O indicado é procurador de Justiça desde 1987 e foi o titular da Secretaria da Segurança Pública na primeira gestão de Alckmin (2002-06), quando ocorreu os ataques da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) na região metropolitana de São Paulo. O governador eleito explicou que a escolha de Saulo de Castro deve-se a sua experiência em gestão e destacou que sua formação jurídica dá maior segurança ao governo em questões judiciais e de contratos na área da pasta. Ainda para justificar a escolha, lembrou que o ex-governador de São Paulo José Serra foi economista e, segundo ele, atuou com muita capacidade no ministério da Saúde. "Ele (Saulo) enfrentou desafios muito maiores e deve enfrentar os novos muito bem", acrescentou Alckmin.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.