No Congresso, Lula elogia missão do Brasil no Haiti

Mensagem do presidente foi lida na solenidade na Câmara pelo deputado Rafael Guerra

Carol Pires e Fabio Graner, da Agência Estado,

02 de fevereiro de 2010 | 12h10

Na mensagem encaminhada ao Congresso para a abertura do Ano Legislativo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um balanço da atuação do seu governo na área internacional. Ele destacou a importância da missão de paz do Brasil no Haiti, iniciada em 2004, e a assistência emergencial prestada após o terremoto de 7,0 graus na Escala Richter que atingiu a pequena nação caribenha e destruiu a capital Porto Príncipe, em janeiro.

 

Veja também:

link Congresso Nacional inicia as atividades de 2010

link Lula exalta papel do Congresso durante crise financeira

link Lentidão do Judiciário 'é um mito', diz Mendes

link Alencar elogia Lula, fala do câncer e é aplaudido de pé

Na mensagem, o presidente mostrou que o Brasil foi contra o protecionismo econômico das nações desenvolvidas. Disse também que a política anticíclica adotada pelo País foi mais adequada que a de outros, uma vez que pôde reativar a economia.

Lula também comemorou o fato de o Rio de Janeiro ter sido escolhido como sede da Olimpíada de 2016. "Fomos o primeiro país sul-americano a sediar os jogos olímpicos", afirmou o presidente, no texto lido pelo 1º secretário da Mesa do Congresso, deputado Rafael Guerra (PSDB-MG).

Ambiente

O presidente abordou ainda a questão do desmatamento da Amazônia. "No âmbito da sustentabilidade ambiental, em 2009 tivemos o menor índice de desmatamento da Floresta Amazônia em vinte anos", disse. Ele encerrou a mensagem ressaltando a importância de os três Poderes da República trabalharem em conjunto para que o crescimento conquistado nos últimos anos seja duradouro.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.