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Mundo se curvará aos biocombustíveis, diz Lula

Por ALBERTO ALERIGI JR.
Atualização:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu os biocombustíveis na noite de domingo, durante o lançamento do novo Gol, na fábrica de Volkswagen em São Bernardo do Campo, na grande São Paulo. Acompanhado por políticos, sindicalistas e executivos da montadora, Lula lembrou em discurso que em 2003, na mesma Volkswagen de São Bernardo do Campo, participou do lançamento da versão flex do Gol, primeiro carro do país capaz de rodar com gasolina, álcool e a mistura de ambos os combustíveis. Hoje a tecnologia de motores bicombustíveis está presente em mais de 80 por cento dos veículos vendidos no país ajudando a movimentar a indústria alcooleira e atraindo críticas de nações desenvolvidas, que mostram preocupação com a inflação e a escassez de alimentos. "Haverá o momento em que o mundo irá se curvar aos combustíveis renováveis e aí o Brasil irá poder vender muito mais carros produzidos aqui no Brasil", afirmou Lula a uma platéia de cerca de 10 mil pessoas, funcionários e concessionários da Volkswagen em sua maioria, que se reuniram em uma arena montada pela empresa. O presidente afirmou ainda que em 2003 recebeu representantes da indústria automotiva em Brasília que reclamavam da crise pela qual o setor atravessava. Lula afirmou que na época dizia aos empresários para terem paciência: "Era uma choradeira que parecia criança na hora de mamar. E eu dizia que vocês têm que ter paciência, porque as coisas vão acontecer neste país." O ano de 2003 foi considerado um dos piores da história da indústria automotiva brasileira, quando o setor amargou índices de capacidade ociosa de cerca de 50 por cento. Na época, montadoras reivindicavam junto ao governo um plano que estimulasse um desenvolvimento de longo prazo para o setor, que encerrou aquele ano com vendas de 1,3 milhão de automóveis e comerciais leves. Desde então a situação se inverteu e atualmente montadoras como a Volkswagen operam à plena capacidade motivadas por forte crescimento do mercado interno. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) estima vendas recordes de 3,06 milhões de veículos no Brasil em 2008, alta de 24 por cento sobre 2007, que já tinha registrado expansão acima dos 20 por cento. "O novo Gol será motivo de inveja para muitos países que pensam que são mais desenvolvidos que o Brasil. Eles vão perceber, e a Volkswagen graças a Deus percebeu, que a criatividade do povo brasileiro não é apenas no futebol ou no samba", afirmou Lula, acompanhado pelo ministro da Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge e pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP). LABRADORES ATURDIDOS A festa de lançamento do carro mais vendido do país há 21 anos contou com shows de Ivete Sangalo e seu trio elétrico, Samuel Rosa e Evandro Mesquita. Um dos pontos altos da apresentação foi um desfile de mais de 20 labradores que surgiram junto com um comercial antigo do carro exibido em telões acima do palco circular. Alguns dos animais pareceram aturdidos pelo som ensurdecedor de alto-falantes que tocavam "Who Let The Dogs Out" e arrancaram suspiros de simpatia do público. A Volkswagen, que contratou a supermodelo Gisele Bundchen e o astro de Hollywood Sylvester Stalone para estrelarem comerciais do novo Gol, não revela quanto gastou na campanha de lançamento do carro cuja família de modelos tem missão de ajudar a empresa a superar a Fiat na liderança do mercado brasileiro. O investimento total no desenvolvimento do modelo é de 1,2 bilhão de reais. (Edição de Eduardo Simões)

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