Mudar estilo de vida é melhor prevenção contra infarto

Alimentação saudável e atividadefísica regular é a dupla infalível para proteger o coração. Paraaqueles que fumam, deixar o vício é mais uma mudança para aderirao estilo de vida saudável.Comer bem significa variar o cardápio, prestando atençãoem regras básicas: abusar de vegetais diariamente e diminuir oconsumo de gordura e sal. Para reduzir a gordura, osnutricionistas recomendam dar preferência às carnes brancas(peixe e frango) em vez da vermelha. Frituras são permitidasapenas uma vez por semana.Receitas que levam creme de leite,maionese ou coco só devem ser consumidas uma vez por mês. Leitee derivados devem ser desnatados. Em vez de queijos amarelos, émelhor consumir o branco ou a ricota.Outra dica é tirar o saleiro da mesa. A comida deve sertemperada com limão, cebola, alho, cheiro verde e azeite deoliva. Embutidos, enlatados e comida industrializada têm muitosal e devem ser evitados.A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a praticade atividade física por 30 minutos diários, pelo menos trêsvezes por semana. E o melhor exercício para quem está sedentárioé caminhar. Mas é bom lembrar que, mesmo com alimentaçãoequilibrada e atividade física regular, quem fuma deve buscarassistência profissional para deixar a dependência química.

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