André Dusek/AE
André Dusek/AE

Morre o senador Eliseu Resende

Político de 81 anos estava internado desde o dia 30 de novembro no Instituto do Coração em SP

LUCIANA FADON VICENTE - estadão.com.br,

02 de janeiro de 2011 | 22h12

O senador Eliseu Resende (DEM-MG), de 81 anos, morreu na noite deste domingo, 2, em São Paulo, vítima de falência múltipla de órgãos. Ele estava internado desde o dia 30 de novembro no Instituto do Coração (Incor).O senador já havia passado por duas cirurgias nos dias 8 e 24 de dezembro por causa de um tumor no intestino.

 

Resende nasceu em Oliveira (MG) e se formou em Engenharia Civil. Foi diretor-geral do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER) de 1967 a 1974 e ministro dos Transportes no governo de João Figueiredo, de 1979 a 1982. Durante o governo de Itamar Franco, assumiu o Ministério da Fazenda. Foi eleito três vezes deputado federal em 1994, 1998 e 2002 e senador em 2006.

 

O presidente do PR de Minas e presidente da CNI (Confederação Nacional dos Transportes), Clésio Andrade, irá assumir seu lugar no Senado.

 

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, divulgou uma nota de pesar sobre a morte do senador.

 

Leia a íntegra:

 

"Registro com pesar a perda para Minas de um dos mais íntegros homens públicos de sua história. O senador Eliseu Resende sintetizou a vocação mineira para a política e para o debate de ideias. Deputado, candidato a governador, ministro e senador, sempre primou pela defesa dos interesses dos mineiros e da nossa terra. 

 

Pautando-se sempre pela sabedoria do contraditório, permanentemente defendeu o debate público como instrumento máximo da valorização da democracia. Como governador, em nome de todos os mineiros, expresso o mais profundo sentimento de tristeza com que o Estado de Minas Gerais encara a perda deste companheiro de tantas jornadas."

Tudo o que sabemos sobre:
Eliseu ResendeMinas GeraisDEM

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.