Morre aos 76 anos Marco Aurélio Garcia, ex-presidente e fundador do PT

Garcia foi assessor especial da Presidência de Dilma e Lula; velório será realizado a partir das 8h da sexta-feira, 21, na Alesp

Foto do author Pedro  Venceslau
Por Pedro Venceslau e André Ítalo Rocha
Atualização:

Ex-assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais de Lula e Dilma, Marco Aurélio Garcia morreu nesta quinta-feira, 20, aos 76 anos, de um ataque fulminante. Fundador do PT e ex-presidente da sigla, ele foi um dos principais formuladores da política externa durante a gestão Dilma Rousseff. Garcia era professor aposentado do Departamento de História das Universidade de Campinas (Unicamp).

Marco Aurélio Garcia foi assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais nos governos petistas Foto: Marcos de Paula/Estadão

PUBLICIDADE

O velório será realizado na sexta-feira, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), a partir das 8h. Um dos fundadores do PT e ex-assessor especial para assuntos internacionais nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, Garcia morreu hoje em São Paulo, em sua casa, vítima de um ataque cardíaco, aos 76 anos. Após o velório, que será aberto ao público, o corpo de Garcia será cremado, mas a família ainda não decidiu se a cremação será feita amanhã também ou no sábado. Gaúcho de Porto Alegre, onde se formou em Direito e Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Garcia era professor aposentado da Unicamp e vinha exercendo a função de conselheiro da Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT.

Homenagens. O dirigente do PT Valter Pomar foi um dos primeiros a homenagear Garcia nas redes sociais. Lembrou que ele foi exilado na França e no Chile durante a ditadura militar, foi vereador em Porto Alegre pelo PCB e militante do movimento estudantil. "Divertido, culto, ateu irredutível, alguém que não tinha vergonha de ser gauche na vida. Fará muita falta", escreveu Pomar.

O ex-presidente do PT Rui Falcão também lamentou a morte do amigo. "Mais uma notícia terrível companheiros: Marco Aurélio Garcia faleceu. Não consigo imaginar nenhuma palavra para consolá-los."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.