Reprodução/PDT
Reprodução/PDT

Fundador do PDT, José Maria Rabelo morre aos 93 anos

Escritor e jornalista ajudou a fundar o partido ao lado de Leonel Brizola em 1979; Rabelo também foi um dos precursores da imprensa alternativa

Redação, O Estado de S.Paulo

29 de dezembro de 2021 | 07h55
Atualizado 29 de dezembro de 2021 | 17h53

Morreu nesta quarta-feira, 29, o escritor e jornalista mineiro José Maria Rabelo, um dos fundadores do PDT, aos 93 anos. A causa do óbito foi falência múltipla dos órgãos, como informou o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais. Ele será velado a partir das 14h desta quarta na Casa do Jornalista, em Belo Horizonte. 

Rabelo ajudou a fundar o PDT ao lado de Leonel Brizola, em 1979. Ele também foi um dos organizadores do ‘Encontro de Lisboa’, que ocorreu no mesmo ano e reuniu trabalhistas brasileiros exilados na capital portuguesa devido à ditadura. Naquela ocasião, o mineiro foi um dos redatores da Carta de Lisboa, documento que deu fundamento à criação do partido.

Rabelo presidiu o PDT mineiro por 18 anos. Ele também fundou o jornal semanário 'O Binômio', que circulou entre 1952 e 1964. O periódico, criado para satirizar a gestão do então governador de Minas, Juscelino Kubitscheck, é considerado um dos precursores da imprensa alternativa no Brasil e foi fechado durante a ditadura. O jornalista sofreu perseguição política por sua atividade profissional e teve de se exilar na Bolívia, no Chile e na França após o golpe militar.

Pré-candidatos à Presidência da República em 2022 lamentaram a morte do jornalista pelas redes sociais. Líder do PDT, o ex-ministro Ciro Gomes classificou o falecimento de Rabelo é uma perda para o "jornalismo independente" e para o "trabalhismo" no Brasil, e destacou seu papel na fundação da legenda ao lado de Brizola. Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o escritor "sempre lutou pela democracia" e que nunca desistiu do país, "nem nos momentos mais difíceis".

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.