
30 de abril de 2009 | 18h09
O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou nesta quinta-feira, 30, que não recebeu nenhuma ordem de eventual adiamento do prazo para desocupação da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, e o momento é de execução da sentença. "Não recebi nenhuma ordem do ministro (do Supremo Tribunal Federal) Carlos Ayres Britto", comentou. "Do ponto de vista técnico, eles (não-índios) têm até a meia-noite" para deixar a reserva, lembrou, sobre o prazo fixado pelo STF.
Veja Também:
Não-índios têm até meia-noite para deixar Raposa
Ouça o depoimento do repórter Roldão Arruda sobre a situação na reserva
Especial: A disputa pela Raposa Serra do Sol
Blog: Saiba como foi o julgamento
Questionado sobre qual será a postura da Polícia Federal caso haja desobediência à ordem, o ministro respondeu que se os não-índios não saírem da reserva até a meia-noite "serão retirados com cautela, preservando seus direitos". Contudo, ele acrescentou que a maior parte das pessoas está deixando o local. Segundo o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Jirair Merguerian, 23 famílias terão de sair da reserva.
PT
Tarso também comentou a inscrição de três pré-candidatos para disputar a indicação do PT nas eleições para o governo do Rio Grande do Sul. Além do ministro, que registrou sua pré-candidatura no partido no dia 26, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, e o deputado estadual Adão Villaverde inscrevem hoje seus nomes.
Para Tarso, o fato de o PT ter três pré-candidatos não altera o processo de escolha, que prevê uma sequência de encontros municipais, regionais e um estadual, em lugar de prévias. O ministro considerou "natural" que o PT tenha vários nomes, pois também tem visões diferentes internamente. "Meu nome está apenas disponível", afirmou.
"Não é um nome de conflito, é de oferta", acrescentou Tarso, após assinar, em Porto Alegre, a adesão de três municípios (Santa Maria, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul) ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). A definição do candidato do PT deve ocorrer em encontro estadual nos dias 18 e 19 de julho.
Encontrou algum erro? Entre em contato