PUBLICIDADE

Ministro de Minas e Energia é diagnosticado com coronavírus

Bento Albuquerque é o 17º integrante da comitiva de viagem de Bolsonaro aos EUA a ser infectado

Foto do author Daniel  Weterman
Por Idiana Tomazelli e Daniel Weterman
Atualização:

BRASÍLIA - O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, de 61 anos, teve diagnóstico positivo para o coronavírus. Com isso, sobe para 17 o número de pessoas do grupo que viajou com o presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos, na semana passada, e pegaram o vírus. Mais cedo, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, anunciou também ter sido contaminado.

O teste positivo do ministro de Minas e Energia foi divulgado pelo próprio Bolsonaro, no início de entrevista coletiva para anunciar medidas de combate à propagação da doença no País e seus efeitos na economia.

 

De máscara, Bolsonaro e ministros falam sobre ações no combate ao coronavírus Foto: Dida Sampaio/Estadão

"O cuidado deve ser redobrado", disse Bolsonaro ao anunciar que a doença atingiu mais um integrante do primeiro escalão do seu governo. O presidente concede a entrevista em uma sala de eventos do Palácio do Planalto, ao lado de outros ministros. Todos chegaram de máscaras.

Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

PUBLICIDADE

Ontem, Bolsonaro divulgou em suas redes sociais que um segundo teste não diagnosticou que ele tem o coronavírus. Ele já havia anunciado um primeiro negativo na sexta-feira.

RECOMENDAÇÃO MÉDICA FOI IGNORADA

A exemplo de outros integrantes da comitiva presidencial, Bento Albuquerque também não cumpriu recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para ficar em isolamento por ao menos uma semana. Segundo a agenda do ministro, ele participou de reuniões em Brasília na quinta-feira passada e, na sexta-feira, se encontrou com diretor-presidente da Vale, Eduardo Bartolomeu.

Mesmo com o resultado negativo nos primeiros exames, a recomendação médica era para que os integrantes da comitiva ficassem em quarentena por mais sete dias até a realização do novo teste.

Publicidade

O próprio Bolsonaro também ignorou a orientação e cumpriu agendas diárias desde sexta-feira. No domingo, chegou a participar de manifestações de rua a favor do governo e contra o Congresso. Na ocasião, segundo levantamento do Estado, teve algum tipo de contato com 272 pessoas.

O contato com uma pessoa infectada é uma das formas de transmissão do coronavírus. O presidente foi criticado por infectologistas e até por aliados por expor os manifestantes ao risco de contaminação pela covid-19 (caso esteja com o vírus incubado). 

O primeiro caso envolvendo a comitiva presidencial que foi aos Estados Unidos foi o do secretário de Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten. Ele voltou ao Brasil na madrugada da quarta-feira passada, no mesmo avião do presidente e de Heleno.

Além do ministro, outros quatro funcionários do GSI que integraram a equipe que acompanhou Bolsonaro na viagem também tiveram diagnóstico positivo para a doença.Ele é o 17 da comitiva a contrair a doença.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Relembre quem são os integrantes da comitiva de Bolsonaro nos EUA com coronavírus:

  • Fabio Wajngarten, secretário de Comunicação da Presidência da República
  • Nelsinho Trad, senador pelo PTB-MS
  • Nestor Forster, embaixador e encarregado de negócios do Brasil nos EUA
  • Karina Kufa, advogada e tesoureira do Aliança pelo Brasil
  • Sérgio Lima, publicitário e marqueteiro do Aliança pelo Brasil
  • Samy Liberman, secretário-adjunto de comunicação da Presidência
  • Alan Coelho de Séllos, chefe do cerimonial do Itamaraty
  • Quatro integrantes não-identificados da equipe de apoio do voo presidencial aos EUA
  • Robson Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI)
  • Marcos Troyjo, secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia
  • Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústria do Estado de Minas Gerais
  • Daniel Freitas, deputado federal (PSL-SC)
  • Augusto Heleno, ministro-chefe do GSI
  • Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.