‘Minha data de nascimento? É setembro de 1948’

Ministro diz que ‘tinha só 16 anos’ quando recebeu o registro errado e só muito depois, já no TCU, é que conseguiu corrigi-lo

Fábio Fabrini,

20 de julho de 2013 | 22h29

Embora vote no Maranhão e lá tenha sido vereador nos anos 1990 e, como servidor do Senado, ocupasse a faixa salarial mais alta da Casa, Raimundo Carreiro diz que não teve condições para mudar o registro de nascimento até ser nomeado para o Tribunal de Contas da União: "Nunca tive tempo nem dinheiro para isso". Ele jura que poder presidir o TCU é "uma consequência", mas não foi o objetivo, ao pedir na Justiça a correção da idade.

 

Qual é a idade do senhor?

A minha data de nascimento? Seis de setembro de 1948.

 

Por que pediu a retificação (do registro) após entrar no TCU?

Toda a vida fui criado no interior, nunca tinha sido registrado. Sabe quando eu fui registrado? Em julho de 1965, já estava com...

Dezenove....

Não, não! Tinha 16. O que os políticos fizeram? Julho era época da qualificação eleitoral. O que fizeram comigo? Registraram 6 de setembro de 1946.

 

Mas o sr. não contestou?

Tinha 16 anos, rapaz! Não sabia nem ler! Aprendi a fazer o nome em 1962. O que é que descobriram? Que a diferença de mim para minha irmã mais velha foi de três meses de idade. (…) Quando vim para Brasília, em 1968, tirei meus documentos, mas disse: "Um dia ainda vou modificar isso aqui". Nunca tive a oportunidade de fazer essa modificação.

 

Por quê?

Porque não tinha tempo nem dinheiro. Aí perguntei à minha mãe onde nasci, onde fui batizado, e a mamãe sabe a data de nascimento de todo mundo. Mas só o depoimento dela para mim não é suficiente. Com essa certidão (de batismo), entrei com o processo.

 

O propósito era presidir o TCU?

Não, o propósito foi restabelecer a data no meu registro de nascimento.

 

O senhor não quer ser presidente do TCU?

Se houver oportunidade e estiver na linha, eu serei.

 

Mas a retificação é que permite que o sr. assuma.

Pode ser uma consequência. Não que o objetivo seja esse.

 

Como isso foi recebido pelos outros ministros do TCU?

Ninguém nunca questionou.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.