Michael Jackson, Macarena, e Vaccarezza: o vale tudo dos jingles

Candidatos abusam da criatividade na produção de seus jingles de campanha eleitoral

Carol Pires, de O Estado de S.Paulo

19 de agosto de 2010 | 19h51

BRASÍLIA - Na eleição, o vale-tudo da política vale também para a tradução linguística. "Dale a tu cuerpo alegria Macarena" perde o caráter sensual e vira "Emprego, educação, distribuição de renda". "Ei, Macarena" rima com "Ei, Vacarezza", e assim se faz um jingle de campanha.  Veja também:

 

Ouça o jingle de campanha de Lindolfo Pires

Ouça o jingle de Cândido Vaccarezza

 

Hit estrondoso nos anos 90, a música "Macarena", da dupla Los del Río, da Espanha, agora é aposta eleitoral do líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza. Deputado pelo PT de São Paulo, Vacarezza busca um segundo mandato com pretensão de ser presidente da Casa caso o partido eleja uma bancada maior que a do PMDB.

 

Aposta, para isso, que a música grude na cabeça do eleitor como fez no final da década passada ao redor do mundo. "Vote para deputado federal Vaccarezza. Melhora na saúde, treze doze com certeza. Eeê, Vacarezza", diz o jingle, com direito ao "Aaai" no final da estrofe.

 

Traduzir um sucesso musical saído dos Estados Unidos nos anos 80 para o Brasil de 2010, também não é desafio para os candidatos. A tradução não passa perto, o que vale é o som das frases. E assim, "the fire's in their eyes and their words are really clear" é facilmente transformado em "Na hora de optar você sabe em quem votar". E "Beat it", de Michael Jackson, vira Lindolfo Pires, do DEM da Paraíba.

 

A campanha presidencial de Plínio de Arruda Sampaio, do PSOL, não compôs letra e ficou apenas com a batida de "We will rock you", do Queen, explosão musical de uma década ainda mais distante, a de 70. A melodia do refrão combina com o estilo "punk" adotado por Plínio, que, na tradução literal da música usada campanha, sacode os outros candidatos nos debates.

 

No mesmo álbum em que lançou "We will rock you", em 1977, o Queen também tinha outro sucesso, o "We are the champions". Mas este, só poderá ser cantado no dia 3 de outubro.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.