Metade dos adultos brasileiros estão acima do peso, diz IBGE

Pesquisa aponta que excesso de peso cresceu em todas das faixas etárias nas últimas décadas. Leia no .br.

BBC Brasil, BBC

27 de agosto de 2010 | 12h15

Uma pesquisa nacional divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE aponta que metade dos adultos do Brasil está com excesso de peso, condição que também está se acentuando entre crianças e adolescentes.

Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares relativos aos anos de 2008 e 2009 apontam que 50,1% dos homens com mais de 20 anos estavam acima do peso, assim como 48% das mulheres.

Entre os homens com excesso de peso, um em cada quatro (12,5% do total) era obeso, enquanto 16,9% das mulheres tinham a mesma condição.

Segundo o IBGE, houve um salto no número de brasileiros acima do peso nas últimas décadas. Entre 1974 e 1975, apenas 18,5% dos homens tinham sobrepeso, assim como 28,7% das mulheres.

O problema é mais acentuado nos Estados da região Sul do país, onde 56,8% dos homens e 51,6% das mulheres estão acima do peso.

Para avaliar o estado nutricional dos brasileiros adultos, o IBGE utilizou o IMC (Índice de Massa Corporal), calculado dividindo-se a massa (em quilogramas) pelo quadrado da altura (em metros).

Pessoas com IMC menor que 18,5 kg/m² estão abaixo do peso, enquanto aqueles com IMC igual ou superior a 25 kg/m² têm excesso de peso e os que possuem índice igual ou acima de 30 kg/m² são considerados obesos.

Ainda segundo a pesquisa, 33,5% das crianças entre cinco e nove anos tinham excesso de peso em 2008, assim como 21,5% dos adolescentes.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.