Mercosul vive 'momento glorioso', diz Lula no Uruguai

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva declarou hoje em Montevidéu que o Mercosul vive um de seus melhores momentos e considerou que as relações entre Brasil e Uruguai tendem a ser "cada vez mais sólidas e produtivas".

AE, Agência Estado

25 de março de 2011 | 21h02

Segundo Lula, o Mercosul atravessa um "momento glorioso" e as relações econômicas entre Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai estão "cada vez mais fortalecidas". O ex-presidente brasileiro afirmou ainda que "valeu a pena" lutar contra os que defendiam a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e disse que a relação proposta no projeto defendido pelos Estados Unidos "não era de comércio, mas sim de submissão".

Lula desembarcou hoje no Uruguai para participar dos festejos dos 40 anos de formação da Frente Ampla, uma coalizão de partidos de centro-esquerda que atualmente governa o país. O ex-chefe de Estado brasileiro visitou o presidente do Uruguai, José Mujica, e qualificou-o como "um exemplo a ser seguido" por todos os latino-americanos.

"Pepe Mujica é uma pessoa diferente. Representa para nós, latino-americanos, o que (Nelson) Mandela representa para os africanos. Um homem que passa tanto tempo sendo perseguido, tanto tempo preso, que quando volta à atividade política, volta maior, mais generoso, mais compreensivo", destacou Lula ao referir-se ao passado de Mujica como guerrilheiro e prisioneiro da ditadura militar. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
LulaMercosulUruguai

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.