PUBLICIDADE

Meirelles aceita convite de Doria e será secretário da Fazenda em SP

Indicado foi presidente do Banco Central na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministro da Fazenda de Michel Temer

PUBLICIDADE

Por Ricardo Grinbaum e Carla Bridi
Atualização:

O governador eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta terça-feira, 11, Henrique Meirelles (MDB) como secretário de Fazenda do Estado em seu governo. A informação foi antecipada pela coluna Direto da Fonte, do Estado.

Presidente do Banco Central na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministro da Fazenda de Michel Temer, Meirelles  foi candidato à Presidência neste ano e obteve pouco mais de 1% dos votos válidos na disputa.

Henrique Meirelles, futuro secretário da Fazenda do Estado de São Paulo Foto: Werther Santana/Estadão

PUBLICIDADE

Meirelles é o sexto ministro de Temer indicado para o secretariado de Doria. Além dele, serão nomeados Rossieli Soares, na Educação; Gilberto Kassab, na Casa Civil, e Sérgio Sá Leitão, na Cultura; Alexandre Baldy, para os Transportes Metropolitanos; e Vinícius Lummertz, para o Turismo.

Na coletiva em que oficializou a indicação, Doria reforçou a intenção de uma estratégia econômica de desestatização e abertura do estado para investimentos nacionais e estrangeiros. “Vamos estimular muito novos investimentos, de fundos e empresas brasileiros, e também de instituições internacionais. Em São Paulo, pensamos globalmente, não localmente. Ao pensar globalmente, vamos atrair os grandes investidores que pretendem investir no Brasil e em um dos maiores mercados da América Latina, concentrado no estado de São Paulo”. 

O governador eleito também revelou que Henrique Meirelles será o único secretário que terá um gabinete no Palácio dos Bandeirantes. “Isso reflete a importância que São Paulo dá ao desenvolvimento econômico”, afirmou Doria. 

Com o anúncio desta terça, o MDB passa a ser o sexto partido entre o secretariado de Doria, que também contém o PSDB, DEM, PP, PRB e PSD. “Nosso objetivo é gestão, não eleição, com os melhores nomes disponíveis no País. É a dimensão que o estado de São Paulo tem, agora também na questão da eficiência. Temos as melhores empresas e indústrias de capital nacional e internacional”, justificou Doria, ao ser questionado de fazer possíveis indicações políticas. 

Em seu discurso, Meirelles afirmou que a economia brasileira deve retomar o patamar de aceleração do crescimento alcançado no início do ano e tem expectativa de crescimento a partir de 2019. “São Paulo tem condições enormes de liderar esse processo. É a oportunidade de São Paulo se tornar a grande alternativa de investimento no Brasil”, disse. 

Publicidade

Questionado sobre o motivo de ter aceitado um cargo estadual, após ter construído carreira internacionalmente e em âmbito federal, Meirelles afirmou ser uma “oportunidade única”. “Me preparei para continuar servindo o Brasil nos próximos anos. Fui julgando quais eram as melhores oportunidades de servir o Brasil em cada momento”. Também justificou ter aceito o cargo ao afirmar que acredita que “o programa do governador João Doria é exatamente aquilo que o estado de São Paulo precisa”. 

Com a indicação de Meirelles, Doria fecha sua equipe de governo. Veja todos os nomes:

SECRETÁRIOS DE ESTADO

1. Governo – Rodrigo Garcia 2. Segurança Pública – General Campos 3. Energia, Saneamento e Recursos Hídricos – Marcos Penido 4. Justiça – Paulo Dimas Mascaretti 5. Pessoa com Deficiência – Célia Leão 6. Agricultura – Gustavo Diniz Junqueira 7. Saúde – José Henrique Germann 8. Cultura e Economia Criativa – Sérgio Sá Leitão 9. Educação – Rossieli Soares 10. Casa Civil – Gilberto Kassab 11. Transportes Metropolitanos – Alexandre Baldy 12. Logística e Transporte – João Octaviano 13. Desenvolvimento Regional – Marco Vinholi 14. Habitação – Flávio Amary 15. Desenvolvimento Social – Célia Parnes 16. Desenvolvimento Econômico – Patrícia Ellen 17. Turismo – Vinicius Lummertz 18. Administração Penitenciária (SAP) - Nivaldo Restivo 19. Esportes - Aildo Ferreira 20. Fazenda e Planejamento - Henrique MeirellesSECRETÁRIOS EXTRAORDINÁRIOS (ESPECIAIS)

1. Comunicação – Cleber Mata 2. Relações Internacionais e Invest SP – Julio Serson

OUTROS CARGOS DA ADMINISTRAÇÃO 1. Procuradora – Geral do Estado – Lia Porto 2. Presidente do Fundo Social – Filipe Sabará 3. Presidente do Conselho do Fundo Social – Bia Doria 4. Chefe de Gabinete – Wilson Pedroso 5. Presidente da Sabesp – Benedito Braga 6. Presidente da CETESB – Patrícia Iglecias 7. Presidente do Memorial da América Latina – Jorgem Damião 8. Presidente da Desenvolve SP – Milton Santos

SEGURANÇA

Publicidade

MILITAR 1. Secretário Executivo da Polícia Militar – Coronel Alvaro Batista Camilo 2. Comandante Geral da Polícia Militar – Coronel SallesCIVIL 1. Secretário Executivo da Polícia Civil – Yousseff Abou Chanin 2. Delegado Geral da Polícia Civil – Ruy Ferraz

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.