11 de setembro de 2016 | 06h00
BRASÍLIA - Principal aliado de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o deputado Carlos Marun (PMDB-MS) é um dos três parlamentares abertamente contrários à cassação, segundo o Placar do Estado. Nos bastidores, ele articula a apresentação de uma emenda propondo uma pena mais branda. Para Marun, o processo é fruto de vingança de adversários.
O senhor tem sofrido pressão por ser um defensor de Cunha?
É certo que eu defendo neste momento uma causa impopular. E isso obviamente traz alguns problemas, mas sinceramente tenho preferido ficar em paz com a minha consciência. Defendo que deve haver um debate mais profundo, com a devida apresentação de provas, no Judiciário. Por isso defendo a não cassação.
O senhor considera que o julgamento no plenário da Câmara será mais político?
Pela legalidade o julgamento deveria continuar sendo pelo fato de ele ter mentido ou não na CPI da Petrobrás. É óbvio que o processo se desvirtuou e muitos deputados vão julgar o Cunha baseados em notícias de jornais, pelas quais ele nem mesmo teve a chance de se defender. Então eu vejo que o julgamento neste momento tende a ser muito mais político do que efetivamente centrado no que está no processo.
Por que o senhor defende uma pena mais branda?
Eu entendo que o que aconteceu foi omissão da parte dele em relação a sua vinculação com esse trust e que essa punição merece uma pena, mas não tão grave quanto à cassação.
O senhor acha que ele foi abandonado pelos aliados?
Eu não sei se talvez pelo conhecimento que eu tenho do processo, já que a defesa se baseia em questões muito técnicas, e pelo fato de eu não ter medo de defender aquilo que eu acho certo, eu acabei quase que me transformando em um porta-voz dessa defesa.
Acredita que será possível fazer a defesa na segunda-feira e aprovar uma pena mais branda?
Não sei, vamos tentar, não sei se a tese vai ser vitoriosa ou não. Possível vai ser, até porque se virar gritaria eu também sei gritar.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.