REPRODUÇÃO
REPRODUÇÃO

‘Me prende, me faz uma condução coercitiva...’

Brincadeiras com a prisão de Eduardo Cunha ficam entre os assuntos mais mencionados nas redes sociais

Gilberto Amendola, O Estado de S.Paulo

19 de outubro de 2016 | 22h59

A internet reagiu imediatamente à prisão do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Entre as imagens mais emblemáticas desse dia histórico para as redes sociais, destacaram-se aquelas que brincaram com aquilo que muitos acreditam ser o próximo passo: uma suposta delação de Cunha. Além disso, a novidade das redes foi um imprevisto “Lenhador da Federal”. 

Um dos memes mais emblemáticos do dia foi a imagem clássica de vestibulandos se aglomerando em frente a uma lista de aprovados na Fuvest: “Divulgada primeira leva dos citados na delação premiada de Cunha, confira se seu nome está na lista”. Na mesma linha, outra imagem bastante compartilhada foi a de uma impressora industrial gigantesca com a seguinte legenda: “Impressora preparada para a delação de Cunha”.

Hipster. Apesar do embate político, pouca coisa causou tanta comoção como a imagem de um dos agentes da PF que acompanharam Cunha durante a prisão. Se antes nós tínhamos o Japonês da Federal, fomos apresentados ao Lenhador da Federal ou ao Hipster da Federal (dependendo de quem compartilhou a imagem).

O tal Lenhador da Federal é um agente de barba e um coque no cabelo que logo foi alçado ao panteão dos símbolos sexuais. No Twitter e Facebook, ele foi agraciado com convites do tipo “me prende”, “me faz uma condução coercitiva”, “me algema” e outros. Ele também foi saudado como o primeiro “PF magia” e com aquele tradicional “olar” sensual. 

No fim da tarde desta quarta-feira, 19, o trending topics do Twitter estava quase que totalmente dominado pela prisão de Cunha. Em primeiro, claro, #Cunha, mas hashtags relacionadas como “Sérgio Moro”, “Polícia Federal”, “E o Lula?” e “Lenhador da Federal” também estiveram entre os principais assuntos do dia. Um meme colocava a presidente cassada Dilma Rousseff, algoz de Cunha, como a personagem Katniss Everdeen, de Jogos Vorazes, que no cinema é interpretado pela atriz Jennifer Lawrence. 

Lula. Nas redes sociais não faltou quem se perguntasse: “E o Lula...” Em evidente referência aos boatos sobre a prisão do ex-presidente. Quem é crítico ao petista mostrou clara torcida para que Lula fosse o próximo alvo de Moro. Já alguns apoiadores enxergaram uma “conspiração” na prisão do ex-deputado – entendendo a ação de Moro serviria apenas como justificativa para prender o ex-presidente.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.