Marinha identifica mancha de óleo na costa do RJ

Mancha com um quilômetro de extensão está localizada onde Chevron comunicou ter descoberto vazamento.

BBC Brasil, BBC

17 de março de 2012 | 15h51

A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro identificou uma "tênue" mancha de óleo medindo um quilômetro de extensão na região onde a petrolífera Chevron anunciou esta semana ter ocorrido um novo vazamento no Campo de Frade, na Bacia de Campos.

A ocorrência foi divulgada neste sábado em comunicado conjunto pela Marinha, a ANP (Agência Nacional de Petróleo) e o Ibama (Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis). As informações são da agência Brasil.

A área onde a mancha foi localizada está a 130 quilômetros da costa fluminense, a apenas três quilômetros do local onde ocorreu o primeiro vazamento do campo explorado pela Chevron, em novembro do ano passado.

Segundo o comunicado, um grupo de acompanhamento, composto por técnicos das três instituições, monitora o incidente e as providências que vem sendo tomadas pela Chevron.

Novos sobrevoos serão feitos na região nos próximos dias, a fim de acompanhar a dispersão da mancha.

Vazamento

Na última quinta-feira, a petrolífera Chevron informou a ocorrência de um novo vazamento no Campo de Frade.

Em nota, a Chevron disse que a mancha de óleo era pequena, mas que o ponto de vazamento era novo e não tinha relação com o acidente de novembro.

A Chevron Brasil estava proibida pela ANP de perfurar novos poços desde o acidente em novembro. Após investigação, a ANP disse que discordava das explicações fornecidas pela empresa sobre as causas do vazamento.

A Chevron também pediu à ANP a suspensão temporária de suas operações no Campo Frade.

A petrolífera alegou que a suspensão era uma "medida de precaução" e disse que irá realizar novos estudos técnicos para entender melhor a estrutura geológica do local.

A ANP disse que, mesmo que tenha seu pedido de interrupção das atividades aprovado, a petrolífera ainda terá que fornecer uma justificativa técnica para o novo acidente. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.