Marina diz ter confiança de que vai para o 2.º turno

Candidata do PV demonstrou entusiasmo com resultado da pesquisa Ibope/Estado/TV Globo

Bruno Boghossian, da Agência Estado,

25 de setembro de 2010 | 13h23

RIO - O crescimento na pesquisa Ibope/Estado/TV Globo, divulgada nesta sexta-feira, 24, entusiasmou a candidata do PV à presidência, Marina Silva. A ex-ministra de Meio Ambiente diz ter certeza de que disputará o segundo turno com a candidata líder nas pesquisas, a petista Dilma Rousseff, apesar de ter menos da metade dos votos indicados para o segundo colocado, José Serra (PSDB), a uma semana das eleições. "Nós vamos para o segundo turno. O dia 3 de outubro vai se revelar como uma grande surpresa", afirmou Marina, em encontro com candidatos e militantes do PV no Iate Clube do Rio de Janeiro.

   

 

Veja Também  

 

linkIbope: Serra sobe, vantagem diminui, mas Dilma ainda vence no 1º turno  

 

linkA evolução dos candidatos nas pesquisas

Marina minimizou a importância e amplitude das pesquisas realizadas para a presidência. "O que as pesquisas conseguem alcançar é muito menor do que aquilo que encontro nas ruas. Já estou acostumada com isso. Quando eu saí na primeira vez para o Senado me colocaram em quarto lugar nas pesquisas", disse.

Para a candidata, os números apontados em pesquisas de opinião ainda não estão consolidados e os próximos debates na televisão vão intensificar seu crescimento. "Queremos debates sem pegadinhas e cascas de banana, para firmar a convicção dos eleitores. Enganou-se quem tentou estagnar o voto do eleitor, acreditando que era de um ou de outro candidato."

Ela citou como exemplo de sucesso de sua campanha o apoio concedido pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS). Ela acredita que, se eleita, poderá contar com políticos de outros partidos. "Tenho certeza de que o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) estaria comigo e o senador Jorge Viana (PT- AC) também me apoiaria num movimento suprapartidário", disse.

Dilma lidera a corrida com 50% das intenções de voto, segundo pesquisa Ibope/Estado/TV Globo. José Serra (PSDB) aparece em segundo com 28% e Marina Silva tem 12%. Considerando apenas os votos válidos, Dilma teria 55%; Serra, 31%; e Marina, 13%. Foram ouvidos 3010 leitores em 202 municípios de todo o País. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE sob o número 31689/2010.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.