JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL - 19/3/2017
JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL - 19/3/2017

Marcos Pereira anuncia apoio à candidatura de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara

Decisão é uma revés para Rodrigo Maia, que tenta lançar um nome para enfrentar o nome apoiado por Bolsonaro

Camila Turtelli e Jussara Soares, O Estado de S.Paulo

16 de dezembro de 2020 | 17h24

BRASÍLIA – O presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), anunciou nesta quarta-feira, 16, apoio da bancada do partido à candidatura do deputado Arthur Lira (PP-AL), líder do Centrão e favorito do Palácio do Planalto para comandar a Casa nos próximos dois anos. A decisão é um revés para o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que tenta lançar um candidato para enfrentar o nome chancelado pelo presidente Jair Bolsonaro. Pereira era cotado como candidato à sucessão de Maia.

“A bancada decidiu porque verificou um veto velado do Maia à minha pessoa”, disse Pereira ao Estadão/Broadcast nesta quarta-feira. 

Ao deixar o grupo de Maia na semana passada, o deputado sinalizou que poderia lançar uma candidatura independente, como uma terceira via na eleição. “Não aceito entrar em jogo jogado”, disse ele ao Estadão/Broadcast na ocasião.

Lira afirma ter cerca de 170 votos, de nove siglas diferentes: Progressistas, PL, PSD, Solidariedade, Avante, PSC, PTB, Pros e Patriota. Com a adesão do Republicanos, o grupo pode chegar agora a 200 deputados. Para ser eleito, são necessários 257.

Já o bloco montado por Maia reúne seis partidos (PSL, DEM, MDB, PSDB, Cidadania e PV) e aproximadamente 157 deputados. Esse grupo ainda negocia o apoio dos partidos da esquerda, que somam cerca de 130 parlamentares.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.