Polícia prende hacker que extorquiu Marcela Temer

Bandido exigiu R$ 15 mil depois de ter invadido os arquivos do telefone celular da mulher do vice-presidente Michel Temer

PUBLICIDADE

Foto do author Marcelo Godoy
Por Alexandre Hisayasu e Marcelo Godoy
Atualização:
Marcela Temer chega ao Palácio do Jaburu Foto: Dida Sampaio|Estadão

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia de São Paulo, prendeu, nesta quarta-feira, 11, Silvonei José de Jesus Souza, o hacker acusado de extorquir Marcela Temer, mulher do vice-presidente da República. O bandido exigiu R$ 15 mil depois de ter invadido os arquivos de seu telefone celular. 

PUBLICIDADE

Um inquérito sobre o crime foi aberto há cerca de um mês depois que o secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, foi informado sobre a ação dos criminosos. Moraes determinou que policiais de sua confiança assumissem a apuração do crime. O delegado Rodolpho Chiarelli assumiu as investigações e decretou sigilo nos autos.

Segundo as investigações, Marcela abriu um email com vírus, que capturou todos os dados de emails, fotos e mensagens. Com base nisso, o criminoso passou a exigir dinheiro para não divulgá-los. Um primeiro pagamento foi feito mas, em vez de cumprir o acordo, o bandido passou a exigir mais dinheiro.

A polícia passou a acompanhar a negociação e descobriu a identidade de um suspeito. Na tarde desta quarta-feira, 11, policiais do DHPP montaram uma operação para tentar capturar o acusado. A polícia cumpriu mandado de busca e apreensão na casa de Silvonei e expediu mandado de prisão contra ele. Silvonei tem 35 anos. Em 2012, foi processado por estelionato na 8ª vara criminal do Fórum Criminal da Barra Funda, mas acabou absolvido em março de 2013.

O Estado entrou em contato com a assessoria de Temer mas também não obteve resposta até as 18h30.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.