Manifestações já se encerraram em ao menos cinco capitais

Protestos contra a presidente Dilma começaram mais cedo em Brasília, Recife, Salvador, Belo Horizonte e Maceió

O Estado de S. Paulo

13 de março de 2016 | 15h23

Os atos contra a presidente Dilma Rousseff e em defesa da Operação Lava Jato começaram cedo em algumas capitais e já encerraram no começo deste tarde de domingo, 13. Em Brasília, Recife, Salvador, Belo Horizonte e Maceió as manifestações já encerraram.

Na capital do Pernambuco, Recife, a manifestação contra o governo da presidente Dilma e o PT chegou ao fim pouco antes das 14 horas, depois de quase três horas de caminhada, na praia de Boa Viagem. Segundo os organizadores, mais de 150 mil pessoas participaram da mobilização, organizada pelos movimentos Vem Pra Rua e Estado de Direito. A Polícia Militar não divulgou estimativa oficial de público. Em março de 2015, os organizadores disseram ter reunido um público de 50 mil pessoas. Na ocasião, a PM também não divulgou balanço de público.

O protesto pedindo o fim dos governo Dilma e em defesa das investigações da Operação Lava Jato, em Salvador (BA), na manhã desse domingo, 13, superou a estimativa de público dos organizadores do evento. Enquanto eram aguardadas entre 6 e 7 mil pessoas, a Polícia Militar falou em cerca de 20 mil concentradas no Farol da Barra, orla da capital baiana.

Em Belo Horizonte, onde os protestos também já se encerraram, 30 mil, segundo a PM, ou 40 mil, segundo os organizadores, foram às ruas. No Rio de Janeiro, não há estimativa da polícia, mas os manifestantes que pedem o impeachment falam em 200 mil pessoas no ato realizado na orla de Copacabana.

Em São Paulo o protesto que estava previsto para as 15h30 começou mais cedo com a Av. Paulista lotada e com carros de som.

VEJA O PÚBLICO POR CAPITAL:

Brasília 100 mil (PM) e 200 mil (organizadores)

Rio 200 mil (organizadores); PM não estimou

Belo Horizonte 30 mil (PM) e 40 mil (organizadores)

Salvador 20 mil (PM) e 25 mil (organizadores)

São Luís 4.000 (PM) e 5.000 (organizadores)

Maceió 25 mil (PM) e 40 mil (organizadores)

Belém 50 mil (organizadores); PM não estimou

Recife 150 mil (organizadores); PM não estimou

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.