PUBLICIDADE

Lula toma 'posição de vanguarda' sobre reflexões do PT, diz Cardozo

'É absolutamente legítimo que ele professe aquilo que ele ache correto', afirmou o ministro da Justiça ao comentar declarações do ex-presidente

Por Rafael Moraes Moura
Atualização:

Brasília - Um dia depois de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fazer duras críticas ao PT, afirmando que a sigla está velha, apegada a cargos e viciada em poder, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse nesta terça-feira, 23, que Lula tomou uma "posição de vanguarda" que deve levar os petistas à reflexão "daquilo que é necessário" corrigir.

"O presidente Lula é um dos grandes líderes da história do Brasil, é um líder com peso nacional e internacional. É absolutamente legítimo que ele professe aquilo que ele ache correto", disse Cardozo a jornalistas, ao participar da divulgação do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), em Brasília.

Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, no anúncio do pacote anticorrupção Foto: Evaristo Sá/AFP

PUBLICIDADE

"Eu, pessoalmente, participo de uma corrente do PT que há alguns anos acha que algumas questões do PT teriam de ser reformuladas. Acho que o nosso líder maior, ao fazer essa reflexão, induz a todos os petistas e simpatizantes a refletirem sobre isso", comentou o ministro, que integra a corrente "Mensagem ao Partido".

Na avaliação de Cardozo, Lula "toma uma posição de vanguarda" ao colocar o tema em debate. 

"Com essa posição do presidente Lula, isso nos leva a pensar, sim, em correção daquilo que é necessário", afirmou Cardozo.

Mais cedo, depois de cumprir agenda no Rio de Janeiro, a presidente Dilma Rousseff foi questionada sobre as declarações de Lula. "Eu acho que todo mundo tem direito de criticar, mais ainda o presidente Lula, até por que ele é muito criticado né, gente… por vocês", comentou Dilma, dirigindo-se a repórteres.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.