Lula: sucessor receberá País com 'robustez econômica'

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que o seu sucessor pegará "o País embalado, só terá que tocar o barco". Ele deu a declaração em entrevista após o lançamento do navio de contêineres Jatobá, no estaleiro Eisa, na zona norte do Rio de Janeiro. O presidente respondeu a uma pergunta de jornalistas sobre a marca que gostaria de deixar na economia. "Quem pegar o Brasil no dia 1º de janeiro, vai pegar um País com maior robustez econômica", afirmou, comparando a economia a um carro de Fórmula 1.

ALEXANDRE RODRIGUES, Agência Estado

25 de outubro de 2010 | 17h49

Sobre os efeitos eleitorais indiretos de sua maratona de inaugurações, o presidente disse que não deixará de governar o País por causa das eleições. "Se você não vier entregar, não tem sentido governar", declarou. "Jamais perderia a chance de colocar o Jatobá no mar, e não foi o primeiro navio que eu inaugurei", disse Lula, mostrando-se emocionado com o momento em que o navio foi lançado no mar.

O presidente afirmou que manterá uma intensa agenda de inaugurações até o último dia do mandato. "Eu tenho até o dia 31 de dezembro. Quando vocês começarem a tomar champanhe ao meio-dia, eu vou estar inaugurando obras neste País."

O presidente admitiu que sua agenda de inaugurações tem algum impacto eleitoral, mas frisou que o candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra, foi governador até o mês de abril deste ano. "O vice dele deve estar inaugurando também, não deve ter muita coisa, mas deve estar", afirmou. "Cada um nada de acordo com a profundidade do mar".

Lula discursou para uma plateia formada por centenas de operários do estaleiro sobre uma plataforma que ligava o palanque ao casco do navio. A primeira-dama, Marisa Letícia, cortou a fita que lançou uma garrafa de champanhe contra o navio.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.