Lula se reúne com junta orçamentária para discutir despesas

Presidente e ministros da Fazenda, do Planejamento e da Casa Civil devem debater tributos e reajustes salariais

Tânia Monteiro, da Agência Estado,

24 de junho de 2009 | 13h33

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne nesta quarta-feira, 24,, às 18h30, a junta orçamentária do governo, integrada pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega, do Planejamento, Paulo Bernardo, e da Casa Civil, Dilma Rousseff. Na reunião, segundo fontes do governos, a execução orçamentária deverá ser examinada detalhadamente para adequar o comportamento das despesas nos próximos seis meses à receita do governo.

 

A fonte lembra que a arrecadação tributária vem apresentando queda nos últimos meses tendo em vista o desaquecimento da economia. Além disso, informou que será feita uma avaliação sobre as redução de IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) que o governo autorizou neste ano para o setor automobilístico, para a produção de eletrodomésticos da linha branca e para material de construção.

 

A expectativa é de que também nessa reunião seja discutida uma proposta do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para que seja adiado o cronograma de reajustes salariais para o funcionalismo público.

 

Pelo calendário do governo, os aumentos estão previstos para ocorrer em 1º de julho. A ideia de Bernardo é adiar os reajustes de uma série de carreiras do setor público por pelo menos três meses.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.