Lula reúne conselho para debater nova política de defesa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comanda na manhã de hoje a reunião do Conselho de Defesa Nacional, em Brasília. O encontro foi convocado para discussão de uma nova Política Nacional de Defesa a ser encaminhada ao Congresso, que altera a condição da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Lula já decidiu que todo o sistema de inteligência passará a responder ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI), e não mais à Abin.

NERI VITOR EICH, Agencia Estado

20 Outubro 2009 | 08h23

Na parte da tarde, Lula deve comparecer a duas cerimônias de posse, a do ex-articulador político do governo José Múcio Monteiro ao cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e a do novo ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência, Samuel Pinheiro Guimarães, que substitui a Mangabeira Unger. Antes das solenidades, Lula recebe dois ministros, o da Política de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos, e o dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB).

Os demais compromissos marcados na agenda oficial do presidente prevê despachos internos, encontros com o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e Marco-Enríquez Ominami, candidato independente à Presidência do Chile.

Mais conteúdo sobre:
defesa inteligência Abin Lula

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.