Lula: presidente da Colômbia visitará Brasil em setembro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que o novo mandatário da Colômbia, Juan Manuel Santos, fará uma visita de Estado ao Brasil no dia 1º de setembro. Lula esteve na posse de Santos, no sábado, e ressaltou em seu programa semanal de rádio "Café com o Presidente" que esses encontros são importantes para "construir, definitivamente, a paz e a tranquilidade na América do Sul".

AE, Agência Estado

09 de agosto de 2010 | 13h21

No programa, Lula falou dos resultados da 39ª Cúpula do Mercosul, ocorrida em San Juan, na Argentina, na semana passada. "Eu posso dizer ao povo brasileiro que foi, possivelmente, uma das melhores cúpulas de que eu participei em toda a história do Mercosul. A cúpula aprovou o fim da dupla cobrança da Tarifa Externa Comum, a famosa TEC, no comércio entre os sócios", destacou.

O presidente brasileiro citou também outras medidas resultantes desse encontro, como a aprovação do Código Aduaneiro do Mercosul e a aprovação de financiamento de nove projetos no valor de US$ 795 milhões que irão beneficiar, sobretudo, Paraguai e Uruguai.

Lula destacou ainda o encontro bilateral com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, em que foram tratados, entre outros temas, a intensificação dos esforços para implementar os projetos e propostas de cooperação para o uso pacífico da energia nuclear. "Um deles é o reator de pesquisa ''multipropósito'', que vai ajudar no tratamento de muitas doenças, para atender pacientes aqui no Brasil e na Argentina e possivelmente em outros países", exemplificou. Ele mencionou ainda a assinatura de 28 acordos com a Venezuela.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.