Lula: Obama é 1º dos EUA que mostra sintonia com AL

O presidente Luiz Inácio Lula Silva disse hoje que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é a primeira autoridade norte-americana em várias décadas que mostra sintonia com os países da América Latina. "Sem nenhum preconceito contra ninguém, mas o Obama é o primeiro presidente eleito nos EUA em muitas décadas que parece com a gente. É a única pessoa. Se ele vai fazer o que a gente acredita que ele deva fazer, eu não sei. É a primeira pessoa com cara de gente falando humildemente, falando simples, falando de América do Sul e da América Latina", afirmou ele, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista.

ANNE WARTH E RICARDO LEOPOLDO, Agencia Estado

20 de março de 2009 | 17h34

Durante o encerramento do seminário Oportunidades de Comércio, Negócios e Investimentos entre Argentina e Brasil, ao lado da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, Lula voltou a dizer que reza pelo presidente norte-americano, pois boa parte da recuperação da economia mundial está vinculada à retomada do crescimento dos EUA. "Ele sabe o tamanho da crise lá, e ele sabe também que não vai salvar a economia colocando dinheiro para banqueiro quebrado", disse.

O presidente Lula não comentou a possível extradição, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), do ex-ativista político Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua pela Justiça italiana por quatro assassinatos no fim dos anos 70, quando fazia parte do grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC). "Eu só falo sobre o Battisti quando houver uma decisão do Supremo porque vamos deixar primeiro o Supremo definir o que vai fazer", limitou-se a dizer.

Tudo o que sabemos sobre:
diplomaciaEUAObamaLula

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.