Ariana Cubillos/AP
Ariana Cubillos/AP

Lula levará à Colômbia mensagem de paz de Chávez

Lula da Silva deve ter uma reunião hoje com o presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, antes da cerimônia de posse

SUZANA INHESTA, Agência Estado

07 de agosto de 2010 | 12h39

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ter uma reunião hoje com o presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, antes da cerimônia de posse da autoridade colombiana. De acordo com interlocutores de Lula, o presidente aproveitará o encontro para entregar uma mensagem por escrito do presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Na carta, Chávez teria indicado o desejo de negociar a paz entre venezuelanos e colombianos, encerrando o desentendimento entre os países.

Chávez não irá à cerimônia de posse de Santos, marcada para as 15h em Bogotá (17h em Brasília), mas enviou o chanceler venezuelano Nicolás Maduro para representá-lo. Depois de uma reunião a portas fechadas com Lula ontem, Chávez disse estar "muito otimista" em relação à mediação da crise com Bogotá, desde que o embaixador colombiano denunciou a suposta presença de 1,5 mil guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o Exército da Libertação Nacional (ELN) em território venezuelano.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, também tem uma reunião com autoridades colombianas para buscar um acordo de modo a impedir o agravamento da crise entre Venezuela e Colômbia. O encontro será com a chanceler daquele país, Angela Maria Holguin, no fim da manhã de hoje. As informações são da Agência Brasil.

Tudo o que sabemos sobre:
LulaColômbiaVenezuelaHugo Chávez

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.