Lula exalta papel do Congresso durante crise financeira

Presidente afirmou na mensagem que o País foi um dos menos afetados pelas turbulências internacionais

Fabio Graner e Carol Pires, da Agência Estado,

02 de fevereiro de 2010 | 11h56

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou nesta terça-feira, 2, no discurso de abertura do ano legislativo, no Congresso Nacional, o desempenho do Brasil durante a crise financeira internacional e destacou a importância dos parlamentares na discussão e aprovação de medidas para impulsionar a economia no período. "O papel dos parlamentares foi fundamental para responder à crise", disse Lula, em mensagem encaminhada pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e lida pelo 1º secretário da Mesa do Congresso, deputado Rafael Guerra (PSDB-MG).

 

Veja também:

link Congresso Nacional inicia as atividades de 2010

link No Congresso, Lula elogia missão do Brasil no Haiti

link Lentidão do Judiciário 'é um mito', diz Mendes

link Alencar elogia Lula, fala do câncer e é aplaudido de pé

O presidente afirmou, na mensagem, que o País foi um dos menos afetados pelas turbulências internacionais, que prejudicaram fortemente as economias desenvolvidas. Ele ressaltou também que enquanto o desemprego cresceu no mundo, o Brasil, depois do susto inicial da crise, voltou a gerar vagas, a investir especialmente em infraestrutura e continuou trabalhando para reduzir a desigualdade social por meio do fortalecimento de programas do Bolsa Família e do aumento do salário mínimo.

Lula também ressaltou que, a despeito da crise, o governo cresceu em 58% os investimentos pagos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançou o programa Minha Casa Minha Vida e lembrou dos trabalhos envolvendo a exploração do pré-sal. Destacou ainda que a despeito da atuação no combate à crise as contas públicas estão em ordem e a inflação foi mantida sob controle.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.