Lula e presidente do Paraguai se encontram em hospital de SP

Fernando Lugo também faz tratamento contra câncer e veio à cidade para fazer acompanhamento; países vizinhos vivem momento de tensão diplomática

Daiene Cardoso e Gustavo Uribe, da Agência Estado

27 de janeiro de 2012 | 12h49

SÃO PAULO - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontrou-se nesta sexta-feira, 27, com o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, na capital paulista. O presidente paraguaio desembarcou nesta manhã em São Paulo para a realização de um check-up no Hospital Sírio-Libanês, onde o ex-presidente brasileiro é submetido desde o início do mês a sessões de radioterapia no combate a um câncer na laringe.

 

Lugo realiza desde o ano passado exames de rotina para acompanhar a evolução do tratamento contra um câncer linfático. O encontro entre os dois ocorre em um momento de tensão diplomática, quando o movimento sem-terra paraguaio ameaça invadir propriedade de brasileiros que vivem na região da fronteira entre os dois países.

 

A visita ao ex-presidente brasileiro já se transformou em um dos programas obrigatórios de autoridades e políticos que desembarcam em São Paulo. Nas últimas semanas, encontraram-se com o petista o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o líder do PT na Câmara do Deputados, Paulo Teixeira, o presidente do Uruguai, José Mujica, entre outros. A ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, teve um almoço reservado nessa quinta-feira, 26, com o ex-presidente. No encontro, na sede do Instituto Lula, foram abordados, segundo petistas, os projetos prioritários do governo federal para 2012 no Congresso Nacional.

 

 

Mais conteúdo sobre:
lula câncerfernando lugo

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.