Lula e Aécio têm peso decisivo nas estratégias eleitorais de candidatos em MG

Participação de padrinhos políticos nas campanhas eleitorais não se restringe somente à capital do Estado

07 de setembro de 2012 | 17h40

A predominância do uso de cabos eleitorais de peso como ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) que marca as campanhas de Patrus Ananias (PT) e do prefeito Marcio Lacerda (PSB) para a Prefeitura de Belo Horizonte não está restrita à capital. A participação do petista e do tucano também têm peso decisivo nas estratégias eleitorais de candidatos em diversos municípios do interior do Estado e os dois já começam a aparecer nas propagandas eleitorais gratuitas locais.

Quando esteve em Belo Horizonte para um comício de Patrus, no último dia 31, Lula participou de sessões de fotos e gravações com cerca de 40 candidatos do PT a prefeitos de municípios mineiros acima de 50 mil habitantes. O material já começou a ser divulgado em cidades como Montes Claros, no norte Estado, nos programas do deputado estadual Paulo Guedes (PT).

Nesta sexta-feira, 7, também estava prevista a veiculação de programa dos candidatos petistas às prefeituras de Contagem e Betim, na região metropolitana da capital, onde Lula aparece batendo papo respectivamente com o deputado estadual Durval Ângelo e a prefeita Maria do Carmo Lara, que disputa a reeleição. "O presidente Lula é muito querido e sua participação pode ser decisiva nas campanhas", avaliou um dos dirigentes do PT mineiro.

Aécio, por sua vez, já gravou declarações de apoio para cerca de 200 candidatos a prefeitos do PSDB e de partidos aliados, a maioria deles de Minas. Na mesma Montes Claros, o senador e o governador do Estado, Antonio Anastasia (PSDB), também já aparecem no material veiculado por Jairo Ataíde (DEM), ressaltando a possibilidade de "parceria" entre uma eventual gestão do democrata e o Executivo estadual.

O senador também já começou a se engajar pessoalmente nas campanhas de correligionários como Toninho Andrada, em Barbacena, e Custódio Mattos, em Juiz de Fora, cidades nas quais Aécio participou de atos de campanha durante a semana. "Vamos todos juntos a partir de hoje", declarou o tucano, ao lado de Mattos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.