PUBLICIDADE

Lula diz que Senado vota adesão da Venezuela na quarta

Entrada do país no Mercosul foi aprovada pela Comissão de Relações Exteriores da Casa em outubro

PUBLICIDADE

Por Denise Chrispim Marin
Atualização:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira, 8, durante a 38ª Reunião de Cúpula do Mercosul, que o Senado brasileiro "finalmente vai aprovar" nesta quarta-feira, 9, o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul.  

 

PUBLICIDADE

Segundo o presidente, a entrada do país vizinho "agrega escala e complementaridade" ao bloco.

Presente no encontro, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, aproveitou para dizer que realmente espera essa decisão e também a do Congresso do Paraguai. Mas, completou que, se não for aprovada a incorporação plena ao bloco, a Venezuela continuará vinculada ao Mercosul no status atual, de sócio em processo de adesão.Chávez lembrou-se que apresentou seu pedido de adesão da Venezuela ao Mercosul ao "amigo" e então presidente Fernando Henrique Cardoso, logo que foi eleito presidente, em 1998. "Estamos em tempo de fortalecer a integração do Mercosul. Seja como membro pleno ou no status atual, vamos continuar a jogar forte na integração", afirmou.

 

No final de outubro, a Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou o protocolo de entrada da Venezuela no Mercosul, mas desde então o tema aguarda votação no plenário da casa - o último passo antes da sanção presidencial.

Argentina e Uruguai já ratificaram o ingresso da Venezuela. O Paraguai espera a decisão do Brasil para votar o protocolo.

 

Com informações da BBC

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.