Lula deve receber alta médica nesta terça

Ex-presidente se recupera no hospital Sírio-Libanês, após a segunda sessão de quimioterapia; em dezembro, exames vão verificar resposta ao tratamento

Gustavo Uribe, de Agência Estado

22 de novembro de 2011 | 09h15

A saída do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva do Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, ainda não tem horário confirmado. Inicialmente, a previsão era que Lula voltasse para casa no final da manhã desta terça-feira, 22, mas de acordo com a assessoria do hospital não há horário previsto. O ex-presidente foi internado nessa segunda, 21, para iniciar a segunda etapa da quimioterapia contra o câncer na laringe diagnosticado em outubro.

Também segundo a assessoria do hospital, Lula passa bem. O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), que o visitou nesta segunda, afirmou que o ex-presidente está com "espírito muito bom" e "animado". "Quando cheguei, o presidente estava justamente iniciando o processo da segunda químio, e com uma disposição muito boa. Estava feliz com a vitória do Corinthians (sobre o Atlético-MG, por 2x1)", contou Carvalho nesta terça.

O ex-presidente está acompanhado da mulher, Marisa Letícia, e retornará ao seu apartamento em São Bernardo do Campo (SP), onde, desde que iniciou o tratamento, tem recebido visitas de familiares e amigos. Até o fim da semana, já em casa, ele receberá doses de medicamentos quimioterápicos por meio de uma bomba de infusão ligada a um cateter inserido sob a pele abaixo do ombro direito.

Nos próximos dias, a equipe médica pretende insistir para que o ex-presidente saia mais de casa, se distraia mais e até despache na sede do Instituto Lula, na capital paulista. A melhora do humor, segundo os médicos, contribui para a recuperação do paciente. Em dezembro, será realizada a terceira sessão de quimioterapia, além de exames para verificar se os procedimentos deram o resultado esperado pela equipe médica.

A presidente Dilma Rousseff tem entrado em contato com a equipe médica nas últimas semanas para obter informações a respeito do quadro de saúde de Lula.

Atualizado às 12h24

 

 

Tudo o que sabemos sobre:
saúdeLulatratamentocâncer

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.