Lewandowski presidirá STF durante férias de Barbosa

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, assumirá a presidência da Corte a partir de amanhã. Ele ficará no cargo até o final do mês, durante as férias do atual presidente Joaquim Barbosa. Nesse período, ele não pretende julgar assuntos considerados polêmicos, informaram assessores, embora ele tenha a prerrogativa de decidir questões urgentes, mesmo que estejam sob responsabilidade de outros relatores.

ANDRÉ MAGNABOSCO, Agência Estado

21 de julho de 2013 | 17h37

De acordo com a Agência Brasil, Barbosa deve anunciar na volta do recesso do STF que os 26 recursos do processo do mensalão estão prontos para julgamento. A análise dos recursos deve ocorrer a partir da segunda quinzena de agosto e a nova rodada de julgamentos dever durar ao menos um mês.

É comum no STF que o presidente e o vice-presidente da Corte se revezem no plantão durante o recesso. O semestre forense no STF foi finalizado na manhã do dia 1º de julho, mas durante o recesso Barbosa deferiu liminar para suspender os efeitos da Emenda Constitucional 73/2013, que criava quatro novos Tribunais Regionais Federais (TRFs). Barbosa teve agenda oficial na Corte até a última sexta-feira, quando se encontrou com a presidente Dilma Rousseff.

Tudo o que sabemos sobre:
STFJoaquim Barbosaférias

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.