Lessa lidera pesquisa Ibope para governo de Alagoas

O ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) lidera a primeira pesquisa de intenção de voto para o governo de Alagoas, realizada pelo Ibope. De acordo com os números, divulgados no início da noite de hoje pela TV Gazeta de Alagoas, Lessa tem 29% da preferência do eleitorado, seguido pelo senador Fernando Collor (PTB), com 28%.

RICARDO RODRIGUES, Agência Estado

24 Agosto 2010 | 20h16

O governador Teotônio Vilela Filho, candidato à reeleição pelo PSDB, aparece na terceira colocação, com 24%. Os outros três candidatos - Mário Agra (PSOL), Jefferson Piones (PRTB) e Tony Clóvis (PCB) - conseguiram cada um apenas 1%.

A pesquisa do Ibope foi contratada pela TV Gazeta, que é afiliada da Rede Globo e faz parte das Organizações Arnon de Mello - complexo de comunicação que pertence à família do ex-presidente Collor.

Durante a pesquisa, realizada entre os dias 21 e 23 de agosto, o Ibope entrevistou 812 pessoas em um número indeterminado de municípios alagoanos. Com uma margem de erro de 3%, a pesquisa foi inscrita na Justiça Eleitoral sob o número de protocolo 25239/2010.

Sondagem

O Instituto Gape, que também pertence às Organizações Arnon de Mello, divulgou hoje pela manhã também uma pesquisa com as intenções de votos para o governo do Estado. Segundo essa sondagem, quem lidera a corrida pelo governo de Alagoas é Fernando Collor, com 38% das intenções de votos, seguido pelo candidato Ronaldo Lessa, com 23%. Já o atual governador Teotônio Vilela Filho aparece na terceira colocação com apenas 16% das intenções de votos.

De acordo com as informações divulgadas pela Gazetaweb, o Gape entrevistou 1055 eleitores em somente um dia. A pesquisa foi contratada por outra empresa da família Collor de Mello, o jornal Gazeta de Alagoas. Segundo os números do Gape, Collor também lidera o índice de rejeição, com 27%. Vilela é o segundo mais rejeitado (22%) e Lessa o terceiro (12%).

Senado

Para o Senado, o Instituto Gape apontou a vitória dos candidatos Heloísa Helena (PSOL) e Renan Calheiros (PMDB). De acordo com os números do Gape, Heloísa Helena aparece com 34% das intenções de votos, seguida por Renan Calheiros (20%).

Em terceiro lugar aparece o deputado federal Benedito de Lira (PP), com 11% da preferência do eleitorado. Os demais candidatos a senador - José Costa (PPS), Eduardo Bonfim (PCdoB), Álvaro Vasconcelos (PTB) - aparecem com 1%.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.