PUBLICIDADE

Julgamento de HC provoca 463 menções a Lula por minuto no Twitter

Levantamento da FGV identificou 173 mil menções ao tema até às 14 horas, ainda sob impacto das declarações do comandante do Exército

Foto do author Daniel  Weterman
Por Daniel Weterman
Atualização:

O julgamento do habeas corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Supremo Tribunal Federal (STF) provocou 463 menções ao petista e à sessão da corte por minuto desde a 0 hora desta quarta-feira, 4, aponta levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) feito com exclusividade para o Broadcast Político.

PUBLICIDADE

++ Declaração de general protagoniza debate sobre Lula a horas do julgamento

Da meia-noite até as 14 horas de hoje, pouco antes do início do julgamento, a Diretoria de Análise de Políticas Públicas (Dapp) da FGV identificou 173,7 mil menções ao assunto, ainda sob o impacto expressivo do posicionamento do comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas. Ontem, o militar publicou na rede social que "repudia a impunidade" e que o Exército "está atento às suas missões institucionais".

Autor de uma reforma enquanto era presidente, Lula diz ser contra mudanças na aposentadoria propostas por Temer Foto: Wilton Junior/ Estadão

Entre as 13h e as 14h desta quarta, imediatamente antes do começo da sessão, houve 27.797 menções (463 por minuto) no Twitter, dentre as quais 9.122 mencionam o general, a temática de intervenção militar e a repercussão civil das mensagens de Villas Bôas no Twitter. Duas horas antes, de 11h às 12h, a média foi de 305 publicações por minuto. De acordo com a FGV, 32,8% do debate no período é sobre Lula.

++ 'Tenho a espada ao lado e aguardo suas ordens'

Outros personagens também são citados no debate. "Entendida como definitivo não apenas para Lula, como para outros atores políticos do Brasil, a decisão sobre o habeas corpus e a prisão após 2ª instância desperta alto volume de menções a certos atores", diz a FGV. Até às 14h, Aécio Neves foi mencionado 5,2 mil vezes e Michel Temer tem 8,4 mil associações, sendo citado em associação a Villas Bôas e à pauta de intervenção militar. A ex-presidente Dilma Rousseff aparece em 2,4 mil menções no período. 

+ Entenda possíveis cenários com aprovação ou rejeição do habeas corpus de Lula

Publicidade

Duelo. O engajamento de internautas se manifestando contra ou a favor da concessão de habeas corpus ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganhou força nas últimas horas.

Nesta quarta-feira, da 0h às 14 horas, a hashtag #lulalivre aparece em 22,2 mil publicações no Twitter, enquanto a expressão #lulanacadeia é citada 8,2 mil vezes.

Considerando as publicações desde a meia-noite de terça-feira, 3, até as 11 horas de hoje, a mensagem #lulalivre tinha tido 10,8 mil referências, enquanto a hashtag #lulanacadeia registrou 21,5 mil citações. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.