John Kerry fará visita ao Brasil na terça-feira

O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, fará uma visita ao Brasil na terça-feira, 13. A agenda oficial prevê compromissos em Brasília. A visita de Kerry ocorre em meio ao mal-estar causado no País com a notícia de espionagem dos EUA. Esta semana, o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Antônio Patriota, esteve em Nova York e declarou que o Brasil ainda está insatisfeito com as justificativas apresentadas até agora pelos norte-americanos para as práticas de espionagem. Patriota afirmou que a ação fere direitos individuais e internacionais e precisa ser esclarecida.

ALTAMIRO SILVA JÚNIOR, CORRESPONDENTE, Agência Estado

08 de agosto de 2013 | 16h55

Na Organização das Nações Unidas (ONU), os países do Mercado Comum do Sul (Mercosul) entregaram na segunda-feira, 05, ao secretário-geral do organismo mundial, Ban Ki-moon, uma nota de repúdio sobre as práticas de espionagem americana. No mesmo documento, os chanceleres também expressaram revolta por países da Europa não terem permitido a aterrissagem do avião que carregava o presidente da Bolívia, Evo Morales, suspeito de levar o fugitivo americano Edward Snowden, acusado de vazar segredos da inteligência dos EUA.

Na agenda de conversas do secretário de Estado dos EUA, além do tema espionagem, também deve fazer parte o acerto final da viagem da presidente Dilma Rousseff a Washington em outubro, na primeira visita de Estado de um líder brasileiro aos EUA em mais de 15 anos. A data oficial da visita ainda não foi divulgada. A agenda oficial de Kerry na próxima semana inclui ainda uma passagem pela Colômbia.

Tudo o que sabemos sobre:
John Kerrysecretário de Estado

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.