PUBLICIDADE

Jobim: prazo para proposta de caças pode ser estendido

Ministro afirmou desconhecer proposta da Suécia, que ofereceria caças pela metade do preço dos franceses

Por Silvio Barsetti
Atualização:

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, admitiu que o prazo para a apresentação das propostas da Suécia, França e dos Estados Unidos para a venda de caças ao Brasil pode ser estendido. "Vai depender da Aeronáutica, pois há questões técnicas implicadas", disse Jobim. Até agora, o prazo estabelecido para a entrega das propostas é o dia 21 de setembro, próxima segunda-feira.

 

Veja Também

PUBLICIDADE

 

O vice-ministro de Defesa da Suécia, Hakan Jevrell, afirmou na última quinta-feira, 17, durante coletiva de imprensa, que seu país “não está buscando compradores, mas parceiros” para a elaboração do projeto do caça Gripen NG. Segundo ele, caso opte pela proposta sueca – que será apresentada, juntamente com as demais propostas, no próximo dia 21 – o Brasil poderá comprar dois aviões pelo preço de um, conforme oferta dos concorrentes. 

Jevrell fez as declarações antes de se reunir com o ministro da Defesa, Nelson Jobim. O vice-ministro garantiu que a Suécia e a Saab, empresa fabricante do caça Gripen NG, estão 100% comprometidas com a transferência de tecnologia para o Brasil. “Não buscamos um comprador. Buscamos uma parceria estratégica e cooperação de longo prazo para as futuras gerações do poder aéreo e do desenvolvimento industrial”, disse.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.