Dida Sampaio/Estadão
Dida Sampaio/Estadão

Joaquim Barbosa cria empresa de palestras

Esta é a primeira vez que o ex-ministro oficializa uma atividade a qual vai se dedicar desde que deixou o STF, em agosto do ano passado.

Talita Fernandes, O Estado de S. Paulo

18 de março de 2015 | 18h00

Brasília - O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) oficializou nesta quarta-feira, 18, a criação de uma empresa para oferta de cursos e palestras. A divulgação foi feita por meio da conta do Twitter do ex-ministro. "Tenho agora um novo meio de contato: o website da minha empresa de palestras e cursos", escreveu Barbosa no microblog. Esta é a primeira vez que o ex-ministro oficializa uma atividade a qual vai se dedicar desde que deixou o STF, em agosto do ano passado.


Na página, que leva as iniciais do ministro JBBG (Joaquim Benedito Barbosa Gomes) são listados alguns temas de palestras e cursos como: Ética e Desenvolvimento; Ética na Política e nos Negócios; Tributação Controle de Constitucionalidade; Estado, Sociedade e Direitos do Cidadão; Lei Anticorrupção: compliance empresarial e Desenvolvimento e Segurança Jurídica. 

Desde que anunciou sua aposentadoria antecipadamente, em maio de 2014, Barbosa vinha fazendo certo suspense sobre seu destino. Ele chegou a falar reservadamente sobre a possibilidade de ministrar cursos e palestras, mas sem oficializar a criação de uma empresa.

Ao se aposentar dez anos antes da idade limite para a aposentadoria compulsória, criou-se uma expectativa sobre a possibilidade de Barbosa filiar-se a algum partido e, posteriormente, lançar-se a algum cargo público, o que não se confirmou até o momento. O ex-ministro se aposentou aos 59 anos, sendo a idade limite para exercício da atividade de ministro de 70 anos.

Tudo o que sabemos sobre:
Joaquim Barbosa

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.