Jonne Roriz/AE
Jonne Roriz/AE

Jimmy Carter recebe a Ordem do Ipiranga em São Paulo

O ex-presidente norte-americano afirmou que os EUA tiveram retrocesso em política externa nos últimos anos

Natalia Gomez, da Agência Estado,

03 de maio de 2009 | 16h18

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), concedeu neste domingo, 3, a Ordem do Ipiranga ao ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter. Em cerimônia realizada nesta tarde no Palácio do Governo, Serra afirmou que Carter adotou a questão dos direitos humanos como pedra principal da sua política externa. "Sua opção teve impacto profundo e duradouro na evolução das relações internacionais", disse. O governador, que deixou o Brasil durante a ditadura militar, destacou o papel do presidente americano na restauração da democracia nos países latino-americanos.

 

Carter afirmou, no entanto, que os Estados Unidos tiveram um retrocesso em sua política externa nos últimos anos. "Tivemos dias tristes na história do meu país", disse, referindo-se à tortura usada em prisioneiros de guerra. Para ele, o novo presidente americano vai ajudar a defender os direitos humanos novamente. Carter, que já recebeu o Prêmio Nobel da Paz, vai se encontrar amanhã com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para pedir maior transparência para as informações públicas no País.

 

Além do governador, estiveram presentes na cerimônia o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Mais conteúdo sobre:
Jimmy CarterOrdem do Ipiranga

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.