Janot pede ao STF que Dirceu cumpra pena do mensalão em regime fechado

Procurador-geral quer a regressão do regime de Dirceu por causa de seu suposto envolvimento com crimes investigados na Operação Lava Jato.

PUBLICIDADE

Foto do author Lorenna Rodrigues
Por Lorenna Rodrigues (Broadcast)
Atualização:
O ex-ministro da Casa Civil do governo Lula condenado no mensalão, José Dirceu, foi preso em agosto na 17ª etapa da operação, chamada de 'Pixuleco', em referência ao termo utilizado por Ricardo Pessoa, da UTC, para a propina na Petrobrás. Dirceu ainda cumpria em Brasília sua pena pelo envolvimento no mensalão quando foi preso pela Polícia Federal acusado de receber a 'cota' de propinas destinada ao PT por meio de sua empresa JD Assessoria e Consultoria. Também foram presos seu irmão e seu ex-assessor.Entenda o caso Foto: Dida Sampaio/Estadão

Brasília - O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu cumpra a pena a que foi condenado pelo mensalão em regime fechado. Janot quer a regressão do regime de Dirceu por causa de seu suposto envolvimento com crimes investigados na Operação Lava Jato. Dirceu foi condenado a sete anos e 11 meses de prisão, mas, no ano passado, o STF permitiu que ele passasse para o regime aberto e cumprisse o resto da pena em prisão domiciliar. Segundo Janot, há "provas contundentes e abundantes da prática criminosa" e de que os crimes foram cometidos depois do trânsito em julgado da condenação no mensalão e que, por isso, a prisão domiciliar concedida deve ser transformada em regime fechado. Dirceu cumpre no momento prisão preventiva pedida pelos investigares da Lava Jato, que acusam o ex-ministro dos crimes de organização criminosa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.