Integração da AL precisa de mais recursos, diz Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse no início da noite desta terça-feira, 10, no encerramento do Fórum América Latina e Caribe Global, em São Paulo, que é preciso pensar a integração da América Latina com bancos de desenvolvimento fortes e muito dinheiro para investir nas necessidades de cada País.

ELIZABETH LOPES, Agência Estado

10 Junho 2014 | 19h01

Numa alusão à gestão do PT no comando do País, o ex-presidente disse que há dez ou 12 anos, "até bem pouco tempo", as nações da América Latina não tinham uma relação profissionalizada. "Não acreditávamos e nem conversávamos entre nós (países da América Latina), e isto (este cenário) nós mudamos."

No discurso, Lula disse que valeu a pena acreditar que era possível os países da América Latina se tornarem mais amigos. Alegou, porém, que ainda estamos muito longe de conseguir um padrão da União Europeia (UE) porque falta crédito, garantias e existem algumas dificuldades. "Mas o avanço que demos foi extraordinário no comércio intrarregional na América Latina e Caribe", completou. Lula afirmou ainda que os números que mostram o crescimento do fluxo comercial revelam que as decisões tomadas foram corretas.

Mais conteúdo sobre:
Lula fórum América Latina

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.