Índios protestam em frente ao Congresso

Um grupo de índios realiza, no fim da tarde desta quarta-feira, 2, um protesto em frente ao Congresso Nacional em Brasília. De acordo com a Polícia Militar (PM) do Distrito Federal cerca de 200 pessoas participam da manifestação. Segundo o coordenador executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, Uilton Tuxa, liderança de uma aldeia no município baiano de Rodelas, os índios protestam contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215 que passa para o Legislativo a incumbência de demarcação de terras indígenas e também contra outros projetos que atentam contra os direitos dos índios.

RICARDO DELLA COLETTA, Agência Estado

02 de outubro de 2013 | 18h09

A manifestação faz parte das atividades da mobilização nacional indígena e ocorre desde o início desta tarde. O grupo chegou a tentar invadir a Câmara dos Deputados por um prédio anexo, mas sem sucesso. No momento da tentativa de invasão, o vidro da porta que dá acesso ao anexo foi quebrado.

PEC 300

Do outro lado do gramado central do Congresso, cerca de 100 manifestantes, segundo a PM do Distrito Federal, realizam um protesto pela aprovação da PEC 300, que cria um piso nacional para os policiais militares. O grupo é formado por policiais militares do Pará.

Tudo o que sabemos sobre:
protestosíndiosCongresso

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.