Divulgação
Divulgação

Indicação de novo ministro do STF é encaminhada ao Senado

Nome de Teori Zavascki, proposto por Dilma Rousseff para ocupar a vaga deixada por Cezar Peluso, deve ser sabatinado pelos senadores ainda neste mês

Rosana de Cássia, da Agência Estado

11 de setembro de 2012 | 10h31

Foi encaminhado ao Senado o nome de Teori Zavascki para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), na vaga de Cezar Peluso, que se aposentou no começo do mês. O despacho presidencial foi publicado nesta terça-feira, 11, no Diário Oficial da União.

 

Indicado para o Supremo pela presidente Dilma Rousseff, o ex-advogado do Banco Central, Teori Zavascki é ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde 2003. Ele terá que ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado e ter ainda o seu nome aprovado pelo plenário para assumir o cargo.

 

Ainda não há data marcada para sabatina, que pode ser realizada até o fim deste mês. Se aprovado pela comissão, a indicação é votada pelo plenário do Senado e só então é agendada a posse no Supremo.

 

Segundo integrantes do governo Dilma, Zavascki disse que não vai participar do julgamento do mensalão. A rápida indicação da presidente, sete dias depois da aposentadoria de Peluso, seria para evitar que o julgamento contaminasse a escolha.

 

Tudo o que sabemos sobre:
stfTeori Zavascki

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.